Crazy Factory Alargadores e Piercing

29 janeiro 2015

Como cuidar da Tatuagem

E aí pessoal, tudo beeeeeem? Chega o dia tão sonhado ou tão esperado de fazer uma tattoo, e depois de minutos ou até mesmo horas sessão, a tattoo está na pele. Agora, o que fazer? Bom, todo mundo já sabe que temos que ouvir atentamente o que o tatuador indica, e que ele com certeza, sabe muito bem o que você precisa para ficar com a tatuagem linda "forever". Só que nem sempre corre tudo muito bem, ou por alergia ou porque são inúmeras coisas para a gente fazer para cuidar, que dá aquele nó na cabeça. 
 

Depois de fazer bastante pesquisa e ser cobaia de uma diversidade enorme de pomadas, cremes e produtos de tattoo, e depois de um monte de rabisco, meu e do meu marido, posso falar que sou quase PHD no assunto. 


Você foi lá, e já está com sua tattoo pronta! Escolhi, como exemplo, essa da Mãe dos Dragões GOT  Daenerys (a não queimada! rs...). Veja que o Tatuador passou o plástico filme que você  odeiaaa, mas tem que usar. 

Se vocês soubessem como esse plástico é milagroso...! Primeiro, ele vai te ajudar a não pegar poeira, deixando o local da tatoo LIMPO, evitando infectar com bactérias! Assim, vai cicatrizar mais rápido. Só não pode colocar o plastiquinho e depois tirar só na hora do banho, ou ir para academia. Isso não podeeee! Vai por mim! Senão, vai dar bactérias sim, e a culpa vai ser do plástico.
Segundo, vai proteger um pouquinho, caso alguém esbarre em você.
Terceiro, evitar também o atrito com as roupas.

A Tatuagem é uma ferida onde várias agulhadas levam o pigmento até a área entre a Derme e a Epiderme. Todo cuidado é pouco, e levar bem a sério todo os cuidados pós Tattoo é muito importante.

- Chegando em casa, depois da sessão que pode durar de uns 30 minutos a 2 horas, faça a primeira assepsia. Tire o plastiquinho, lave bem as mãos e faça uma pequena massagem de, pelo menos, 1 minuto com a linfa, que é essa gosminha que sai da tatuagem com um pouco de pigmento, e que saiu com o primeiro curativo. Essa linfa é ouro! (somente essa primeira linfa) 
Linfa é um "líquido orgânico originado do sangue, composto de proteínas e lipídios, que circula nos vasos linfáticos e transporta glóbulos brancos, esp. linfócitos T." 
 Lave com água morna, nunca quente, e com o sabonete anti-bactericida da sua preferência. Eu prefiro usar sabonete glicerinado para recém nascidos, e não passo direto. Faço uma pequena espuma na mão, e aí que passo de leve, somente para limpar mesmo a tatuagem e tirar toda essa linfa da tatuagem. NÃO PODE ESFREGAR E NEM PASSAR BUCHA!. Pelo amor de Deus! Depois, lave para tirar o sabonete. Lembre-se de que sabonete é abrasivo e isso pode ser prejudicial para a pigmentação da sua tatuagem. Use pouca água até na hora do banho nada de banhos demorados, eu uso o plástico filme no banho e só tiro no final na hora que vou limpar e sem deixar bater água direto.  
Esses são exemplos dos mais usados.
Na hora de secar, nunca use toalhas, mesmo se ela for bem lavada, pois pode contaminar a tatuagem. Então, use sempre PAPEL TOALHA. Eu não gosto de usar qualquer um porque não confio em algumas marcas que usam papel de qualidade inferior, e que até soltam pedaços na sua tattoo. E isso a gente não quer, né? Eu só uso, e recomendo Papel Toalha Snob ou Scott. olha o jabá! rsrs

Depois de secar com todo carinho, é hora do creme. Lembre-se de usar sempre o que o seu tatuador indicou. E não passe muito! Sempre um pouquinho, só para dar um brilho, porque pode prejudicar a pigmentação da tatuagem.  Questione o tatuador que indique Bepantol ou Nebacetin, pois essas pomadas eram muito indicadas há alguns anos, e hoje não se usa mais, porque já existem no mercado produtos próprios para tatuagem, sem derivados do Petróleo.  Tem muita gente que não sabe que o Bepantol tem Petrolato em sua composição, e o Nebacetin tem vaselina Branca que deriva do Petróleo, e não vai ser legal para a sua tatuagem. 


   Não use seus genéricos! Pomada para assadura de bebê é para bumbum de neném e não para sua tatuagem. E a Bepantol Derma é a mesma coisa. Também sou contra o uso de Geleia de Vaselina da Vasenol ou Vaselina que são derivados de petróleo. 

Indico a MBoah que é uma das poucas que conheço no Brasil que vem como
 Hidratante. e é próprio para Tatuagem, pois deixa a pele respirar, e é ZERO% de Parabenos, Corantes, Petrolatos e Formol, o que é maravilhoso para a pigmentação da sua Tatuagem.

No mercado existem varias marcas próprias para tatuagem. Eu prefiro essa linha que também tem hidratante para pele tatuada e deixa a tatuagem com cores vivas sem deixar besuntada (eca!).

Próximo e último passo é envolver com o Plastiquinho. Sim, é bom ficar com ele nos 3 primeiros dias, trocando pelo menos de 4 em 4 horas, ainda mais se tiver calor. E não tome sol em cima, mesmo com o plástico filme! O local esquenta, e pode perder mais linfa e com isso bye bye pigmentação, indo todo o trabalho para o ralo.
Agora, se você já sabe que vai colocar o plástico, vai ter que ficar o dia todo com ele, então não coloque. Evite colocar roupa apertada sobre o local, e não deixa ficar ralando a tatto em nada, e nem deixe ninguém por a mão. Você não vai querer bactérias nela.

Confie em mim! A falta destes cuidados com a sua nova tatoo pode comprometer a cicatrização, causando infecções, que em alguns casos podem ser graves. O tratamento não é barato, e são cinco dias com antibióticos, febre, dor, resultando numa tattoo com falhas, quelóides, e alteração das cores. Tudo que a gente não quer! Certo? 



- A partir do 15º dia, você, já não precisa mais do plástico filme. É a única coisa que muda nos primeiros procedimentos. Você vai continuar a lavar o local, usar o sabonete líquido anti-bactericida ou neutro glicerinado, vai secar o local com o papel toalha, e passar o seu creme cicatrizante, por até 3 ou 4 vezes ao dia.

Lembre-se de que não pode coçar, e se formar casquinha não pode tirar. E também não pode ficar mexendo. Ainda é uma ferida em processo de cicatrização, e vai coçar muito, e isso é normal. Pode ficar até feia, seca que é normal também. 

A Tatuagem leva de 25 a 30 dias para cicatrizar completamente. Depois do 15° dia, hidrate bem, porque o local pode ficar muito seco. Eu uso um hidratante puro para bebê  ou se preferir continue usando a mesma pomada que usou desde o primeiro dia. O hidratante pode ser qualquer um que não tenha petrolato e nem cheiro. O hidratante da linha Mboah tambémé livre de Formol, petrolatos, corantes e parabenos. Vai dar um brilho a mais para a tattoo. Comprei um para testar, e vou contar para vocês o que achei dele no próximo post. Durante todo esse período, não vá na praia, piscina, cachoeira, e evite academia nos 5 primeiros dias.  
Somente depois de 30 dias você pode usar protetor solar.

A alimentação influencia muito na sua cicatrização. Evite, chocolate, comida gordurosa, carne de porco, frutos do mar, bebida alcoólica, e não faça uso de Drogas. Tudo isso pode prejudicar sua tatuagem, e jogar todo seu trabalho no ralo.

E o Sol? Esse vai ser seu inimigo para o resto da vida, nunca saia de casa sem um protetor solar fator 50. Vai ajudar a prolongar a beleza da sua tatuagem sem precisar ficar fazendo retoques. 

Espero ter ajudado, e se ficou alguma dúvida, por favor, não deixe de perguntar. Vou responder a todos. 
Beijos, e até a próxima!  

A MBoah é uma empressa com selo CRUELTY FREE e VEGAN



Fonte das imagens google
fonte da imagem braço Karla Prado




2 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada pela dica, estava procurando uma opção vegana!!! Acabei de comprar o creme fase cicatrização da Mboah na Drogaria São Paulo online e vou receber ainda hoje :D

Ps.: recomendo o hidratante da Giovanna Baby para o resto do corpo, que tem um cheirinho muito bom e também é vegano :)

Unknown disse...

Juliana que bom que você gostou! Você vai gostar muito do creme fase de cicatrização da MBoah. Esse da Giovanna Baby é ótimo adoro tbm!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...